quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sansão: Juízes 13 - 16


Estou com uma certa preguiça de contar quem foi Sansão, mas vamos lá!

A esposa de Manoá, recebeu a visita de um anjo dizendo que ela seria mãe mesmo não podendo ter filhos e que ela nunca deveria cortar seus cabelos. Ele seria consagrado a Deus. Manoá muito esperto, pediu confirmação a Deus, fazendo com que Ele mandasse o anjo novamente para comprovar.O anjo desceu novamente e confirmou.
Sansão era um homem forte e governou o povo de Israel durante 20 anos.
________________________________________________

Há um tempo atrás tive um sonho, nesse sonho eu lia a Bíblia e nela eu via histórias iguais as que leio geralmente( Esses livros normais de ficção que geralmente lemos nas férias, com bastante luta, dragões, soldados, magia, etc) e foi isso, nada demais, nem senti tanta vontade assim de ler a Bíblia como leio a série Herança (Eragon, Eldest, Brisinger).
Lendo a história de Sansão, me lembrou um pouco essas histórias, me fez viajar e imaginar o cenário.

Um ponto importante que eu notei no começo da história e que acho necessário destacar, foi que Manoá pediu a confirmação de Deus pra Profecia(se é que posso chamar assim, acho que sim) que o anjo deu a sua esposa. Li no livro O Homem do Céu, a esposa de Yun, Delling, faz a mesma coisa quando um homem disse que Deus revelou a ele que o Yun estava morto e Deus lhe confirma que não, Yun estava vivo e estava voltando pra casa.

Depois conta que Sansão se casou com uma Filistéia e nesse relacionamento já dá pra ver a fraqueza de Sansão, arrogancia e superioridade. Apesar de ser um homem forte, capaz de estourar cortas amarradas em suas mãos como se fossem fios de seda, ele era fraco para mulheres, fazia o que elas queriam!
Acho que não posso falar muito sobre esse comportamento, já que não sei como as mulheres eram tratadas naquela época, mas se eu fosse trazer a história para hoje em dia, Sansão não se preocupou em dar a sua esposa o que ela precisava, confiança e segurança, de que estaria tudo bem, que ela podia ter contado pra ele que sua família havia sido ameaçada e que ele protegeria todos.
Mas não me parece que foi isso que aconteceu e Sansão ficou furioso com uma besteira e o pai da sua esposa a deu em casamento para um amigo dele.
Ai ele foi lá ficou furioso mais uma vez, destruiu a plantação dos Filisteus, como vingança os Filisteus mataram ela e sua família. dai ele foi lá mostrou sua força a matou mais um monte!

A história de Sansão e Dalila me deixa meio chateada e feminista, indignada!
Acho que alguém talvez me chame de herege, mas pelo amor de Deus! Sansão devia estar cego por Dalila! Porque ele foi muito burro!
Ela perguntava o que o deixava fraco e ele mentia, ela ia lá e fazia o que ele tinha dito VÁRIAS VEZES! E ele nem desconfiava que a mulher tava tentando acabar com ele!!!
E ele ainda morria de amores por ela!
Acho que ai já temos um relato histórico de quando as mulheres descobriram o seu poder de fazer os homens de trouxas!

Dalila é o perfil da mulher de hoje em dia que casa com homens bem mais velhos por dinheiro, o homem sabe e parece que gosta de ser o brinquedinho(Não digo que são todos os casos, existem excessões, poucas, mas existem).
Ou então a mulher que é casada com um monstro, ela sabe disso, mas parece que gosta de apanhar!

Enfim, Dalila cortou as tranças de Sansão, ele ficou fraco, Dalila ganhou seu dinheirinho, cegaram ainda mais Sansão(porque homem que nem ele devia já estar cego pra não perceber a cobra que tinha do lado), os filisteus ficaram brincando com Sansão, até que ele orou pra Deus devolver sua força e Ele o fez.E assim Sansão matou mais em sua morte do que em sua vida.

O propósito de Deus ao dar esse dom para Sansão, era pra que ele começasse a livrar o povo de Israel do poder dos Filisteus.
Acredito que o grande erro de Sansão foi não usar seu dom da maneira certa em alguns momentos, se tornar arrogante e se achar superior a todos, inclusive à todas as suas mulheres.



" As pessoas revoltadas gostam de briga, e quem vive se gabando está correndo para a desgraça" Pv 17.19

Um comentário:

  1. Muito bom esse estudo, Pipoka.
    Há pouco tempo eu li um livro chamado Meninas Más da Bíblia, até fiz resenha no blog, e ele tem um capítulo sobre Dalila. Aí a autora fica divagando sobre como ela deve ter falado pra conseguir que Sansão revelasse os segredo da sua força. Acho que você iria gostar de ler esse livro, ele é bem interessante e tem uma continuação (que eu quero ler) chamada Mais Meninas Más da Bíblia.

    Beijos

    ResponderExcluir