segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Votar nulo anula uma eleição??

Perguntei ao meu namorado, qual era a intenção dessa galera que divulga o voto nulo, ele me explicou e fui atrás do Google para exclarecer ainda mais minha dúvida, que pode ser a sua também.

Segundo o próprio Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/65), o voto nulo tem o poder de provocar uma nova eleição:

“Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.” (Fonte: Código civil)

Isso significa que o voto nulo faz a diferença: se 50% dos votos forem nulos, a eleição é cancelada.

Há quem diga que até os candidatos teriam de ser trocados neste caso, mas quanto a isso há controvérsia. O fato é que votando nulo você afirma claramente que não concorda com os candidatos que foram apresentados.

Em meio a debates eleitoreiros e micro-blogagem, surgiu a campanha #votonulo Esta campanha nos empolgou tanto que em menos de cinco minutos criamos uma série de slogans via Twitter:

Enquanto for obrigatório o voto neste pais, eu me nego a votar. Acredito que SE EXISTÍSSE um país democrático, neste fictício país ninguem seria obrigado a nada, inclusive a votar. Por isso, o #votonulo.

2010, ano de eleição. Vamos fazer certo dessa vez: Todo mundo nulo!!! (@compulsivo)

O #votonulo é um ato simbólico de afirmar: eu não acredito em nenhum de vocês. Caso contrário, você estará apoiando um deles.

Votar nulo é afirmar: todos os candidatos são insatisfatórios para mim. Nao vote no menos pior! Vote certo! #votonulo (@gabrieldread)

Fonte: http://www.compulsivo.com.br

_______________________________________________________________

E ai? O que acham?
Não me parece uma ideia tão ruim assim agora...
Afinal, votar em alguém é muita responsabilidade e existe muitas pessoas que, bom, eu não diria que são tão responsáveis...

Mas...

2 comentários:

  1. Eu sempre voto nulo nas eleições municipais, porque nenhum dos candidatos de Contagem vale meu voto. Não tenho a ilusão de que algum dia alguma eleição seja anulada, mas se não tem nenhum que me agrada, vou fazer o quê? A Annie há algum tmepo postou uma visão diferente sobre esse caso, acho que você vai se interessar. Não tô achando o link, mas pergunta pra ela depois.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. AH, achei! http://pirralhanauniversidade.blogspot.com/2010/06/vai-votar-nulo.html

    ResponderExcluir